Pacientes das Unidades de Saúde de Águas de Lindoia poderão ter acesso a tratamentos oferecidos no Balneário Municipal

Saúde - Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2023


Pacientes das Unidades de Saúde de Águas de Lindoia poderão ter acesso a tratamentos oferecidos no Balneário Municipal

Pacientes encaminhados por qualquer uma das cinco unidades de saúde do município de Águas de Lindoia poderá realizar tratamentos com águas termais do Balneário Municipal pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A novidade é mais um serviço oferecido pelo Balneário – o Termalismo Social – que faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS. 

O objetivo da Prefeitura Municipal e do Balneário é atender a demanda dos pacientes com patologias crônicas ou sistêmicas que se encaixem no perfil de tratamento oferecido pelo Balneário Municipal. “Queremos oferecer um tratamento diferenciado e mais completo, além da oportunidade da nossa população usufruir de uma riqueza natural de nossa cidade que são as águas termais e terapêuticas”, afirmou a secretária de saúde, a médica Tereza Ferraz.

Os pacientes que forem encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e PSF’s para estes serviços receberão avaliação e orientação das indicações e contraindicações específicas, além da duração do tratamento, acompanhados pela fisioterapeuta da rede com formação em termalismo para tratamento das dores crônicas de diversas etiologias e doenças respiratórias. Os pacientes serão atendidos por enfermeiro especialista em Enfermagem Dermatológica para o tratamento de feridas crônicas, patologias de pele como psoríase, eczema, erisipela e alergias; tratamento de ácido úrico, infecção urinária de repetição, cálculo renal e função renal alterada.

Apresentação

Na manhã do último dia 16, médicos e enfermeiros da rede pública municipal estiveram no Balneário Municipal, onde tiveram a oportunidade de conhecer todo o histórico, propriedades e indicações das águas do Balneário Municipal. Eles receberam todas as informações e detalhes sobre os tratamentos de saúde oferecidos no espaço para que possam avaliar os pacientes e realizar os encaminhamentos.

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia