Desenvolvimento Urbano - Quinta-feira, 23 de Março de 2017

Início da obra da ETE Pelado e plantio de árvores marcam Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi celebrado pela Prefeitura Municipal de Águas de Lindoia com uma programação especial. Ao longo da semana, vários eventos realizados em parceria com o Grupo Amigos da Água chamaram a atenção da sociedade para a preservação daquela que é a maior riqueza do município. Na quarta-feira, dia 22, o prefeito, ao lado de autoridades locais, participou de quatro importantes ações – dentre elas o ato simbólico que marcou o início das obras da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Pelado.

No final da tarde o prefeito descerrou oficialmente a placa que marca a data do início das obras da nova ETE. “Esta é uma importante obra para Águas de Lindoia. Com ela vamos tratar cerca de 95% do esgoto urbano do município e fazer a nossa parte para preservar os mananciais que abastecem toda a região. Poucas cidades do Brasil têm, hoje, este volume de esgoto tratado que teremos em breve”, comemorou o prefeito.

Com um investimento de R$ 6 milhões, a estação será responsável pelo tratamento do esgoto de bairros da região norte da cidade, como Vale das Águas, Francos e Jardim Europa. O prazo estimado para o término da obra é de 18 meses. Com a nova estação Águas de Lindoia vai tratar 100% do esgoto produzido na zona urbana do município. A ETE Pelado terá um reator capaz de tratar 20 litros de água por segundo através de quatro processos, incluindo o tratamento do Biogás derivado.

Pela manhã, aconteceu um plantio de árvores no entorno do Lago do Cavalinho Branco. O prefeito e as autoridades receberam cerca de 20 alunos da Escola Municipal Comendador Pedro Facchini para realizar a ação. Todos eles plantaram mudas de espécies variadas e que possuem porte adequado para o local escolhido. O lago é um dos principais pontos turísticos do município e também é responsável pelo armazenamento de grande parte do volume de água consumido pela população.

Logo em seguida, o prefeito participou de um ato ecumênico organizado pelo Grupo Amigos da Água. A celebração denominada “Dia de Gratidão” reuniu cerca de 50 pessoas numa Ação de Graças pela água.

Às 11h, o prefeito reuniu-se com as autoridades e com o Rubens Malta Campos. O empresário protocolou oficialmente um requerimento destacando sua intenção de doar uma área de 24,6 mil m² localizada no Jardim Maciel. O espaço é uma área de lotes remanescentes do bairro da qual boa parte ainda é de mata preservada. Após os trâmites legais e a definitiva posse para o município, o projeto da prefeitura é realizar a preservação da área e até mesmo realizar programas de educação ambiental.

Semana de comemorações

O primeiro evento da programação aconteceu no sábado, dia 18, com a inauguração do letreiro “Capital Termal do Brasil” no Portal de entrada da cidade. Ainda no sábado aconteceu a entrega da revitalização da fonte luminosa da Praça Adhemar Barros pela Secretaria de Turismo, com as apresentações do Coral Veredas e da Dança dos 4 elementos da Escola Fachini. No domingo, dia 19, as piscinas do Balneário tiveram acesso livre com aulas de hidroginástica com dança, além de visitação monitorada às nascentes.

Na segunda-feira, uma caminhada com plantio de mudas no Caminho do Silêncio, trilha que liga a Igreja Nossa Senhora das Graças ao Morro do Cruzeiro, uniu ambientalistas e alunos de escolas municipais. À tarde foi inaugurada a imagem de Nossa Senhora no Jardim de Maria, localizado na rua que liga a Igreja Nossa Senhora das Graças à APAE.

Já na terça-feira, dia 21, alunos da rede municipal participaram de uma atividade de Expressão Artística com a exposição de um mural de desenhos sobre o Dia da Água. No local, também aconteceu uma apresentação de viola e cavaquinho dos alunos do Projeto Guri, organizada pela Secretaria de Turismo.

Encerrando as atividades, na quinta-feira, dia 23, o ciclo de Palestras no Centro Cultural Umuarama abordou temas relevantes para o município tendo como foco a água. Na abertura o Coral Infantil da Escola Dr. Geraldo Mantovani e a Adágio Academia de Dança fizeram apresentações artísticas. O geólogo Fabio Lazzerini apresentou a palestra “Águas, nascentes, ambientes naturais e saúde: riquezas de uma estância hidroclimática”. Já os representantes da Bioleve, Luiz Tojo, Gabriel Cózaro e Rosangela Guersoni abordam o “Reuso da Água”. Já o físico do IPEN (Instituto de pesquisas Energéticas e Nucleares) Paulo Sérgio Cardoso, apresentou a palestra “Águas Radioativas e Radíferas de classificação das águas termais”.