Desenvolvimento Urbano - Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2020

Agente de Desenvolvimento de Águas de Lindoia participa de evento do Sebrae

Prefeitura deve definir imóvel nos próximos dias e Capital Termal do Brasil ganhará unidade fixa do Sebrae até junho

A Prefeitura de Águas de Lindoia esteve representada na reunião regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP) realizada em Campinas na última sexta-feira, dia 31. O agente de desenvolvimento nomeado pela prefeitura, Claudio Tozzi Bernardino, esteve acompanhado do diretor de Desenvolvimento Social, Eliel Fernandes. Eles se encontraram com o Diretor de Administração do órgão, Guilherme Campos, e do Gerente Regional Nilcio Freitas, que confirmaram a criação de um escritório local em Águas de Lindoia até junho deste ano.

O objetivo do evento foi apresentar as novidades do Sebrae para auxiliar os empresários da região. Os cerca de 20 municípios integrantes da região de Campinas somam cerca de 300 mil empresas, entre Microempreendedores Individuais (MEI´s), Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (EPP´s), além de produtores rurais. Destes, cerca de 45% são de segmentos econômicos ligados à prestação de serviços e 30% são comércios.

“O objetivo é fortalecer o relacionamento do município com o Sebrae e com a criação desta unidade em Águas de Lindoia vamos poder oferecer assessoria e até mesmo orientação para que os pequenos e médios empresários tenham acesso às melhores condições de crédito para investimento. Ações como estas são fundamentais para melhorar as condições de negócio e por consequência a atividade econômica em Águas de Lindoia, gerando ainda mais empregos”, concluiu o responsável pelo relacionamento do município com o Sebrae.

Empregos e oportunidades

A Prefeitura vem realizando uma série de ações nos últimos três anos com o objetivo de melhorar a qualificação e as condições da população em empreender. Mais de 350 pessoas já participaram de cursos profissionalizantes gratuitos em várias áreas que foram disponibilizados, como pedreiro, manipulação de alimentos, produção de pães, eletricista e encanador.

Além disso, com as melhorias nas contas públicas, a retomada de investimentos e o aumento na quantidade de turistas que visitam a cidade, Águas de Lindoia começa a sentir os efeitos da melhora da economia local.

Em 2016, ano em que o município enfrentou sua maior crise administrativa, o saldo de empregos com carteira assinada foi negativo – mais de 200 pessoas perderam seu emprego naquele ano.

A partir da reorganização das contas públicas e do investimento em obras e serviços, a economia local começou a reagir e Águas de Lindoia fechou 2019 com saldo positivo de empregos. Segundo números do Ministério do Trabalho Águas de Lindoia criou 53 novos empregos no ano passado – o que confirma a tendência de recuperação econômica da cidade.

“Precisamos continuar investindo para que a economia continue crescendo. Com as obras que realizamos em toda a cidade, as empreiteiras contrataram mão de obra de Águas de Lindoia e boa parte dos recursos que investimos retornou para a cidade nos mercados, nas farmácias e em todo o comércio. Agora precisamos continuar a apoiar os empresários para continuar a expandir estes resultados”, explicou o prefeito.