Desenvolvimento Urbano - Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2019

Zona Azul tem volta dos 10 minutos de gratuidade em Março

Foi assinado nesta quita-feira, dia 28, o decreto que retoma a gratuidade nos dez primeiros minutos de estacionamento na área de Zona Azul em Águas de Lindoia. Com isso, os motoristas que estacionam na região central da cidade voltam a contar com o prazo para paradas rápidas sem a cobrança a partir desta sexta-feira, dia 1º de março.

O período de 10 minutos será aplicado para cada veículo uma vez ao dia, não sendo válido apenas para os veículos cadastrados no sistema de débito automático, para os quais a cobrança é realizada pelos fiscais imediatamente após o estacionamento do veículo. Caso o condutor vá permanecer na vaga além do tempo de gratuidade (10 minutos) ou pare em outra vaga no mesmo dia, deverá pagar a taxa pelo celular, via aplicativo, ou em um dos pontos de venda espalhados na região da zona azul. Dentro deste tempo o motorista pode adquirir créditos fracionados que custam R$ 1,00 para cada 30 minutos, até o limite de duas horas.

Se permanecer além do tempo de 10 minutos e não recolher a taxa, o usuário terá até 120 minutos para pagar o valor referente ao tempo total de duas horas, que custa R$ 4,00. Decorridas as duas horas sem regularização o usuário estará sujeito à tarifa de aviso de irregularidade no valor de R$ 8,00, tendo até cinco dias corridos para quitar o valor. Expirado o prazo de cinco dias neste caso, o condutor será autuado e deverá pagar multa de R$ 127,69, além de perder cinco pontos na Carteira de Habilitação.

A Zona Azul ainda terá a isenção da taxa de estacionamento até o limite de uma hora por dia e por veículo para os idosos e a isenção da taxa de até duas horas para veículos que transportam pessoas com deficiência. Estas isenções valem para o estacionamento em vagas específicas para idosos e deficientes, devidamente sinalizadas e o veículo deve estar identificado com o cartão credencial segundo norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Motocicletas e ciclomotores que ocupem vagas específicas demarcadas para este tipo de veículos são isentas pelo período de 4 horas.

Mais comodidade para pagar

Para adquirir os créditos da zona azul o motorista pode se dirigir a um dos 14 pontos de vendas que ficam na região onde a cobrança é realizada ou baixar o aplicativo da empresa e realizar a compra online. O aplicativo Digipare está disponível para todas as plataformas no Google Play, Apple Store e no Windows Store, sendo a forma mais rápida e prática para adquirir os tíquetes. Em caso de dúvidas, a empresa responsável atende pelo site www.zonaazulbrasil.com.br ou pelo telefone 3824 1307, em horário comercial.

Em caso de queixas sobre o serviço os motoristas devem entrar em contato com a Secretaria de Trânsito, pelo telefone 3824 3282. A secretaria fica na Rua Rio Grande do Sul, 32, no Centro da cidade e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ás 17h.