Gabinete do Prefeito - Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017

Reunião define aumento de estrutura e novas ações da Polícia Militar em Águas de Lindoia

Município vai ganhar viatura nova e ações para combate às drogas. Prefeitura pretende apoiar o trabalho da PM criando a Operação Delegada

A reunião realizada na tarde desta quinta-feira, dia 17, na sede da Prefeitura de Águas de Lindoia com o comando regional da Polícia Militar trouxe boas notícias na área de segurança pública. O prefeito Gil Helou (PDT) e o Major Cássio Pereira Novaes, subcomandante do 34º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI/SP) se reuniram, acompanhados do Sargento Luis Brito, comandante local, do presidente do Conseg, Daniel Ricarde, do presidente da Câmara Municipal, Mário Sérgio Fioravante (PTB) e de vereadores. Na ocasião, foram anunciadas medidas efetivas para ampliar a atuação da PM na cidade.

Gil Helou anunciou que o projeto de lei que cria a Operação Delegada em Águas de Lindoia e que estava sendo planejada há cerca de 30 dias deve seguir para a apreciação do Legislativo Lindoiense nos próximos dias. O projeto permite que a prefeitura firme convênio com a PM para que policiais em horário de folga possam atuar de farda e com equipamentos da corporação para reforçar o efetivo da PM na cidade.

“Segurança Pública é dever do Estado, mas nós estamos atentos e trabalhando com todas as instituições para evitar a violência na cidade. Mesmo com os índices de criminalidade caindo e dentro da normalidade, não podemos facilitar”, afirmou o prefeito. A prefeitura inaugurou recentemente o Posto Avançado de Serviços nas Casas Populares, que conta com um espaço para que as Polícias Militar e Civil possam utilizar para atender a população.

Já o Major anunciou uma série de ações para a cidade. Segundo compromisso firmado pelo oficial, Águas de Lindoia passará a receber mais operações de repressão e fiscalização em pontos estratégicos da cidade. Além disso, uma viatura nova deve ser enviada para reforçar a estrutura e a PM passará a realizar ações de combate ao uso de drogas no município, principalmente com ações educacionais como o Proerd.

O Major também reforçou o uso do telefone 181, pelo qual a população pode ajudar o trabalho da polícia com informações e denúncias. “Estas denúncias ajudam o trabalho de prevenção e repressão desempenhado pela Polícia Militar”, afirmou o Major.

União de esforços

A Prefeitura Municipal e o Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg) têm trabalhado juntos para desenvolver ações em parceria. O Conseg lançou recentemente no Jardim Meridien o projeto piloto “Vizinhança Solidária”, onde os moradores do bairro utilizam ferramentas de comunicação para se mobilizar contra atitudes e pessoas suspeitas nas imediações.

O programa é uma das apostas do Conseg para criar uma rede de proteção e articulação contra práticas criminosas, principalmente contra pequenos furtos. A ideia do Conseg é expandir esta ação para outros pontos da cidade. “Também estamos atuando nas escolas, sempre com o objetivo de envolver a população nesta questão da segurança pública”, afirmou o presidente Daniel Ricarde.

Índices em queda

Segundo o site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP) os números de ocorrências criminais registradas em Águas de Lindoia estão em declínio. Desde 2001 quando a série começou a ser divulgada, a quantidade de furtos caiu de 290 para 112 no ano passado. Já o número de ocorrências de roubos, que chegou ao patamar de 41 em 2011, caiu para 20 em 2016. O número de roubos e furtos de veículos registrados no ano passado foi de 40, mantendo a média dos últimos seis anos.