Turismo e Cultura - Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2018

Decreto define normas de segurança para o Carnaval 2018

Foi publicado nesta semana um decreto que regulamenta os horários e a utilização do espaço público no entorno da Rua São Paulo durante o Carnaval 2018, entre os dias 10 e 13 de fevereiro. O decreto estabelece o fechamento de ruas para o trânsito de veículos, a proibição de vendedores ambulantes e a fiscalização de veículos com som automotivo em volume acima do permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Uma reunião entre representantes da Secretaria de Turismo, Polícia Militar e Conseg, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 7, definiu questões relativas à segurança.

Segundo o documento a Rua São Paulo será fechada em dois trechos em horários distintos. O primeiro trecho será da Alameda Maestro Agostinho Pascoli (que dá acesso ao Bosque Zequinha de Abreu) e a Rua Alemanha e ficará fechado entre as 15h e 19h. Neste local serão realizadas as matinês previstas para os quatro dias de evento.

O segundo trecho vai da Rua Espírito Santo até a Alameda Maestro Agostinho Pascoli e tem seu horário de fechamento entre as 19h e 1h, do sábado até a terça-feira de Carnaval. Neste espaço acontecerão apresentações culturais e a passagem do Trio Elétrico.

Por motivos de segurança a prefeitura proibiu a venda de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro nas proximidades da Praça José Luiz Leme Maciel (Praça da Rotatória em nos cruzamentos com as Ruas Argentina, São Paulo e Avenida Brasil), na Rua São Paulo (em toda a extensão), na Praça Adhemar de Barros e no Espaço Burle Marx.

Também não será permitida a venda de espuminhas e a presença de vendedores ambulantes. Prestadores de serviços e comerciantes já cadastrados na prefeitura pelos decreto 2.280/97 poderão trabalhar normalmente. Fiscais da prefeitura estarão de plantão e poderão ser acionados durante o período do evento pelo telefone (19) 99437 0034.

Estrutura e Programação

Segundo a Secretaria de Turismo, banheiros serão instalados nos arredores da Rua São Paulo e devem garantir mais tranquilidade para os foliões. Também haverá uma equipe de seguranças trabalhando em conjunto com a Polícia Militar para manter a ordem durante os dias e noites de festa. O objetivo é repetir o sucesso de 2017 e ter uma programação voltada para as famílias dos lindoienses e dos turistas que visitam a Capital Termal do Brasil. As apresentações artísticas ficam por conta dos cantores Tuta Guedes e Adriano Ramos.

A folia começa no sábado, dia 10, com a primeira matinê. Haverá competição de danças e premiação para as melhores fantasias da criançada em todas as matinês, que acontece de sábado a terça-feira, sempre das 16h às 19h. Muitas marchinhas e músicas que foram sucesso em outros carnavais vão agitar as famílias.

Já o Trio Elétrico deve agitar todas as noites de folia, sempre a partir das 21h. A programação ainda inclui a apresentação da tradicional Banda do Nheco Vai, Nheco Fica, no domingo (11) a partir das 21h. Na segunda-feira, dia 12, no mesmo horário acontece um concurso com os Blocos dos Hotéis da cidade.

“Queremos manter o formato que atraiu um grande público no ano passado e reafirmar a vocação de Águas de Lindoia como um Carnaval que busca entreter as famílias. Temos a certeza de que todos vão se divertir muito nos quatro dias de folia: as crianças, os pais, jovens, adultos e idosos. Será um Carnaval para todos os gostos!”, afirma o secretário de Turismo.

Carnaval das Águas

Dias: 10, 11, 12 e 13 de fevereiro
Local: Rua São Paulo, Centro, Águas de Lindoia-SP
Entrada: Gratuita
Estrutura: Banheiros químicos, segurança e estrutura de som e luz

Realização: Secretaria de Turismo de Águas de Lindoia

Observação: Não será permitida a venda de bebida alcoólica em vasilhames de vidro. É proibido vender ou oferecer bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Sábado (10/02)

16h – Matinê infantil com Tuta Guedes e Banda - concurso de dança e de fantasias (premiações para os melhores)

21h – Trio Elétrico com Tuta Guedes e Banda Show

Domingo (11/02)