Águas de Lindóia, Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020 Telefone (19) 3924-9300

Saúde - Terça-feira, 03 de Abril de 2018

Fiscalização Sanitária multa estabelecimento por risco à saúde pública

Fiscais da Vigilância em Saúde multaram um estabelecimento comercial que abriga veículos apreendidos e que fica na Avenida das Nações Unidas, região central do município. Em várias vistorias realizadas desde janeiro, os fiscais encontraram focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue. O proprietário do imóvel foi notificado por diversas vezes e, segundo o que determina a legislação municipal, foi multado esta semana em R$ 969,15.

A primeira diligência ao imóvel realizada neste ano aconteceu em janeiro, quando os fiscais vistoriaram toda a área e notificaram o proprietário sobre a existência de focos do mosquito. Os focos foram eliminados e a notificação deu prazo para que adequações fossem feitas.

Em fevereiro os fiscais retornaram ao local e realizaram uma nova vistoria. Como as adequações solicitadas não foram providenciadas, um auto de infração foi lavrado e um processo administrativo foi instaurado, com o prazo para defesa, conforme prevê a legislação. O proprietário alegou em defesa que teria providenciado as adequações solicitadas, mas o auto de penalidade foi lavrado pela fiscalização.

A fiscalização continuará atuando em toda a cidade e, caso o estabelecimento seja reincidente, a multa será dobrada e o alvará de funcionamento poderá ser cassado.

Combate à Dengue

Agentes continuam realizando o trabalho de prevenção e controle em toda a cidade. Eles realizam vistorias periódicas em áreas consideradas como estratégicas para avaliar a presença de mosquitos em armadilhas especiais instaladas. Quando uma delas aponta a presença do mosquito, os agentes percorrem toda a região vistoriando a área e eliminando possíveis focos.

A população também pode fazer a sua parte evitando qualquer tipo de material que possa acumular água e servir de criadouro para o Aedes Aegypti. Áreas das residências como lajes, calhas, ralos, piscinas e caixas d´água devem ser vistoriados periodicamente.

Também devem receber atenção áreas internas como o coletor de água das geladeiras e os reservatórios dos aparelhos de ar condicionado. Vasos de plantas devem sempre ter areia para evitar a água parada.

Caso a população identifique imóveis ou áreas de difícil acesso que possam abrigar focos do mosquito a orientação é ligar para a Vigilância Sanitária pelo telefone 3824 1409.