Saúde - Terça-feira, 08 de Maio de 2018

Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a gripe acontece neste sábado

Trabalho da Secretaria de Saúde terá unidades abertas, transporte e equipe volante

Três unidades de saúde do município estarão trabalhando no próximo sábado, dia 12, quando acontece o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe. A campanha tem como meta vacinar 90% das pessoas integrantes do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, estimado em cerca de 5,4 mil pessoas, até o dia 1º de junho.

As unidades Sétimo Formágio (PSF 1 – Casas Populares), Dr. Wilson Marcílio (UBS – Bela Vista) e Dr. Egydio de Alvarenga Júnior (PSF 3 – Centro) estarão atendendo em horário alternativo nos dias 10 e 11 de maio, das 17h às 20h. No sábado, a população encontrará as unidades preparadas para atender das 8h às 17h.

E a secretaria de saúde pretende facilitar o acesso da população que mora em outros bairros. Na unidade de Saúde do bairro dos Francos, que não possui sala de vacinas, a prefeitura irá disponibilizar transporte para que a população receba a dose gratuitamente. O planejamento ainda conta uma equipe volante vai levar a vacina até a população residente no Jardim Europa (8h às 12h) e no Barreiro (13h30 às 17h).

A campanha já esta em sua terceira fase. Ela começou no dia 23, com a imunização da equipe de trabalhadores de serviços de saúde públicos e privados do município, bem como para pessoas com 60 anos de idade ou mais. Também já estão sendo imunizadas crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos, pacientes com doenças crônicas e professores da rede pública e privada de ensino. A vacina é disponibilizada, ainda, para mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias e adolescentes, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais segundo orientação do Ministério da Saúde.

A vacina deve não deve ser aplicada em pessoas com doenças agudas febris moderadas ou graves, devendo aguardar a melhora clínica para a aplicação.  A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Febre Amarela

Com o aparecimento de um caso de Febre Amarela na região, a Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia alerta a população para que as pessoas que ainda não tomaram a dose da vacina procurem uma unidade de saúde para se imunizar contra a doença.

Embora não existam evidências de circulação do vírus da Febre Amarela ou registros de casos suspeitos em Águas de Lindoia, a secretaria reforça a orientação no intuito de proteger a saúde da população. A vacinação prossegue em todas as unidades de saúde do município, mediante agendamento, e o número de doses é suficiente para atender toda a população.

O Ministério da Saúde anunciou recentemente que todo o território brasileiro será área de recomendação para aplicação da vacina contra a febre amarela.  A vacinação é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a Febre Amarela. Na vacina plena (dose total) a dose é única e confere imunidade para toda a vida. Está indicada para pessoas a partir de 9 meses de idade.

Para tomar a dose da vacina é necessário agendamento nas unidades de saúde. Para mais informações, o telefone da Secretaria de Saúde é o 3824 1409.