Águas de Lindóia, Sábado, 06 de Junho de 2020 Telefone (19) 3924-9300

Saúde - Quarta-feira, 07 de Novembro de 2018

Prefeitura de Águas de Lindóia realiza atividades para alertar sobre câncer de próstata

De 19 a 25 de novembro a Prefeitura de Águas de Lindóia promoverá diversas atividades em apoio à Campanha Novembro Azul. O objetivo é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. As ações serão desenvolvidas por meio das secretarias de Saúde, Assistência Social, Esportes e Fundo Social de Solidariedade.

Na segunda-feira, dia 19, os servidores municipais de todas as repartições serão convidados a se vestirem de azul, em apoio à causa. Na terça feira, dia 20, às 8h30, a Caminhada Azul tem início na Câmara Municipal e percorre a Avenida das Nações Unidas. Na quarta-feira, 21, às 9h, os participantes do Lian Gong que acontece semanalmente no Balneário, farão uma atividade especial em razão do Novembro Azul. Quinta, 22, às 8h30, é dia de Bate Papo sobre Saúde do Homem com o médico Dr. Leonardo Strasser Inague na Câmara Municipal. Já na sexta-feira, 23, a partir das 8h, uma equipe de saúde realizará a coleta de exames de PSA (antígeno prostático específico) no Salão Paroquial da Igreja Cristo Rei (Mais informações abaixo).

Finalizando a programação, no domingo, dia 25, acontece a Ação Social no Bairro dos Moreiras, que além dos serviços de costume, como cortes de cabelo, aferição de pressão, contará com um profissional de saúde para orientar os homens sobre o câncer de próstata.

Coleta de PSA

O câncer de próstata, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino: cerca de 25% dos pacientes com a doença morrem em decorrência dela.

O exame de PSA (antígeno prostático específico) e o exame de toque são as primeiras abordagens utilizadas para o diagnóstico do câncer de próstata. A recomendação é que homens a partir de 50 anos e homens com parentes de primeiro grau com câncer de próstata a partir de 45 anos realizem estes exames.

Moradores de Águas de Lindóia que se enquadram neste perfil poderão realizar o exame de PSA gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 23/11, a partir das 8h, no Salão Paroquial da Igreja Cristo Rei. Os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para agendar o exame. Não é necessário estar em jejum no dia coleta. O município disponibilizará gratuitamente 200 exames neste dia.