Águas de Lindóia, Domingo, 26 de Janeiro de 2020 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 08:00h ás 12:00h e das 13:00h ás 17:00h

Saúde - Sexta-feira, 23 de Novembro de 2018

Prefeitura realiza mais de 150 exames na campanha Novembro Azul

Nesta sexta-feira, dia 23, a prefeitura de Águas de Lindoia realizou a coleta de 153 exames de sangue para teste do Antígeno Prostático Específico (PSA), que auxilia no diagnóstico do Câncer de Próstata. O exame foi realizado pela equipe de saúde no Salão Paroquial da Igreja Cristo Rei.

O exame de PSA e o exame de toque são as primeiras abordagens utilizadas para o diagnóstico do câncer de próstata. A recomendação é que homens a partir de 50 anos e homens com parentes de primeiro grau com câncer de próstata a partir de 45 anos realizem estes exames. Todos os homens que realizaram o exame passaram primeiro pelas unidades de saúde do município. O resultado dos exames será encaminhado diretamente para as unidades dentro dos próximos 15 dias.

Novembro Azul

Entre os dias 19 e 25 de novembro a Prefeitura de Águas de Lindóia realizou diversas atividades em apoio à Campanha Novembro Azul. O objetivo foi alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. As ações foram desenvolvidas por meio das secretarias de Saúde, Assistência Social, Esportes e Fundo Social de Solidariedade.

Na segunda-feira, dia 19, os servidores municipais de todas as repartições se vestiram de azul, em apoio à causa. Na terça feira a Caminhada Azul reuniu os participantes do grupo Vivendo a Vida e saíram da Câmara Municipal percorrendo a Avenida das Nações Unidas. Na quarta-feira o Balneário sediou uma aula especial de Lian Gong onde teve atividade especial em razão do Novembro Azul. Um bate-papo sobre a saúde do homem aconteceu na quinta-feira, na Câmara Municipal. O médico Dr. Leonardo Strasser Inague explicou detalhes sobre o funcionamento da próstata e esclareceu dúvidas sobre o câncer, sintomas, prevenção e o tratamento.

O Novembro Azul termina neste domingo, dia 25, acontece a Ação Social no Bairro dos Moreiras, que além dos serviços de costume, como cortes de cabelo, aferição de pressão, contará com um profissional de saúde para orientar os homens sobre o câncer de próstata. O evento acontece no Salão Paroquial do bairro das 9h às 13h e é gratuito.