Águas de Lindóia, Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 08:00h ás 12:00h e das 13:00h ás 17:00h

Saúde - Sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2019

Prefeitura de Águas de Lindoia participa de acão contra a Dengue feita pela EPTV

A Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia confirmou nesta semana a participação do município na campanha regional organizada pela EPTV para o combate ao mosquito da dengue. Mais de 300 municípios das quatro áreas de cobertura da emissoras – Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha – participarão, atingindo cerca de 11 milhões de pessoas.

O lançamento da Campanha aconteceu na semana passada em Campinas e contou com a presença de técnicos da vigilância epidemiológica e agentes de controle de endemias da prefeitura de Águas de Lindoia.

O projeto consiste em um dia de mobilização regional, marcado para 16 de fevereiro, com orientações e atividades gratuitas de combate aos criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela. O objetivo é fazer com que a comunidade participe e se envolva com esse tema e com o combate ao mosquito.

“Estamos trabalhando e realizando vistorias regularmente nos últimos meses com o objetivo de eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito e para conscientizar a população”, afirmou a secretária de saúde do município.

Neste ano, a maior preocupação das autoridades de saúde em toda a região é com a Dengue do tipo 2, que não circulou na região nas últimas décadas, o que pode permitir a ocorrência de grande número de casos da doença. Também preocupam as epidemias de Chikungunya em estados vizinhos da região Sudeste.

Em Águas de Lindoia as atividades serão desenvolvidas pela Secretaria de Saúde entre os dias 06 e 16 de fevereiro, este último considerado pela campanha da emissora como o “Dia D” de combate ao mosquito.

Desde setembro do ano passado até o início desta semana a prefeitura já realizou 834 vistorias em todos os bairros da cidade e mais de 600 bloqueios para controle de criadouros do mosquito. O trabalho tem sido intensificado desde o início do período chuvoso, quando há maior incidência de criadouros.

Dicas importantes

Sabe-se que 80% das pessoas que contraem dengue são infectadas na própria residência. “O controle do mosquito que transmite a Dengue, Chikungunya e Zika só será efetivo com a participação da população, que precisa fazer a sua parte, não permitindo o acumulo de água em recipientes que podem servir como criadouro do mosquito”, afirma a secretária.

Por isso, é importante que a população observe uma rotina de vistoria em pontos onde o mosquito costuma encontrar água parada para depositar seus ovos. Calhas entupidas, caixas d´água destampadas e até mesmo os reservatórios na parte traseira das geladeiras são pontos onde os agentes de endemias aconselham vistorias semanais. Por estarem à vista dos moradores, estes locais acabam sendo esquecidos e podem abrigar ovos e larvas, colocando em risco a vida das pessoas que vivem na casa e no entorno.

A atenção também deve estar nos quintais das residências. Uma simples tampinha de garrafa PET com água acumulada pode servir para a proliferação do mosquito. A orientação é para que a população mantenha os quintais livres de entulho e lixo.

Em caso de dúvidas, sugestões e denúncias, a população deve ligar diretamente para a Vigilância Sanitária pelo telefone 3824 1409.