Saúde - Sexta-feira, 10 de Setembro de 2021

Campanha de Vacinação contra Covid-19 imuniza jovens entre 12 e 13 anos e faz repescagem para adolescentes com até 17 na próxima semana

Jovens desacompanhados dos pais ou responsáveis precisam apresentar declaração de assentimento disponível no site da prefeitura

A Secretaria de Saúde realiza na próxima semana mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Agora deverão tomar a primeira dose da vacina pessoas jovens entre 12 e 13  anos, além de adolescentes até 17 anos que perderam a data da primeira dose da vacina e aplicação da segunda dose das marcas Pfizer e Coronavac/Butantan. A ação segue o cronograma apresentado pelo Ministério da Saúde seguindo o escalonamento adotado para não gerar aglomerações no ponto de vacinação localizado no Ginásio de Esportes da cidade.

Para tomar a primeira dose da vacina é obrigatório o cadastro prévio no site www.vacinaja.sp.gov.br e apresentar RG, CPF e comprovante de residência da família no momento da aplicação da dose. Há ainda a obrigatoriedade da presença de um representante legal. Caso um responsável legal do menor não possa comparecer, é necessário apresentar a declaração de assentimento que está disponível no site. A vacinação para quem tem entre 12 e 13 anos, bem como a repescagem, está prevista para acontecer na quinta-feira, dia 16, das 9h às 12h e das 13h às 16h

Na terça (14) e na quarta-feira (15) acontecem aplicações de segunda dose. Na quarta-feira serão vacinados com a segunda dose aqueles que tomaram a primeira dose da Pfizer até o dia 24/06, com horário de atendimento das 9h às 12h. No dia seguinte será a vez dos que devem tomar a segunda dose da vacina do Butantan (Coronavac) para quem tomou a primeira dose em 13/08, com horário de atendimento das 9h às 13h.

Astrazeneca

Devido a falta de envio de mais de 1 milhão de doses das vacinas da Fiocruz/Astrazeneca por parte do Ministério da Saúde para o Estado de São Paulo, o município de Águas de Lindoia não possui mais estoques deste fabricante para prosseguir com a aplicação da segunda dose - um fato alheio aos esforços e ao trabalho exemplar realizado pela equipe de vacinação da Prefeitura Municipal.

Ainda não há previsão sobre nova entrega de doses da Fiocruz/Astrazeneca e assim que isso ocorrer, a prefeitura informará a população para que a aplicação das vacinas deste fabricante seja continuada. Ainda será necessário que o Ministério da Saúde faça o envio de mais de 3,2 milhões de doses ao Estado para que o cronograma até outubro seja concretizado em todo o Estado e, por consequência, em Águas de Lindoia.

As doses dos demais fabricantes continuam sendo aplicadas normalmente. Para amanhã, segue confirmada a aplicação de segunda dose da vacina do Butantan (enviada regularmente pelo Governo do Estado) para quem tomou a primeira dose em 11/08. Informaremos em breve o cronograma para a próxima semana.

Em Águas de Lindoia, até a manhã de sexta-feira, dia 10, já haviam sido aplicadas 25.086 doses, o que representa 81,82% das doses programadas para a população lindoiense. Do total, 15.388 pessoas tomaram a primeira dose, sendo que 9.235 receberam as duas doses. A vacina de dose única já foi aplicada em 463 pessoas. Os dados estão disponíveis no site www.vacinaja.com.br/vacinometro que reúne dados da campanha em todo o Estado de São Paulo.