Águas de Lindóia, sábado, 22 de janeiro de 2022 Telefone (19) 3924-9300

Saúde - Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021

Campanha de Doação de Sangue acontece mais cedo em novembro em Águas de Lindoia

A coleta é realizada a cada dois meses no município nas últimas quartas-feiras, porém, nesse mês a data foi antecipada pelo Hemocentro.

Campanha de Doação de Sangue acontece mais cedo em novembro em Águas de Lindoia

No mês de novembro, a coleta de Coleta de Doadores Voluntários de Sangue em Águas de Lindoia, será antecipada para o dia 10. A ação será realizada das 9h às 12h, na Primeira Igreja Batista, situada na Rua Acre, nº 955, Vila Beatriz. A campanha conta com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, Igreja Batista, Casa da Amizade, Interact e Secretaria Municipal de Saúde.

Em razão da pandemia de Covid-19, todas as medidas necessárias para evitar aglomerações e garantir o distanciamento social estão sendo tomadas no local. O uso de máscaras é obrigatório e a equipe do Hemocentro solicita ainda que os doadores não tragam acompanhantes e nem crianças no dia da coleta.

Para doar sangue é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. O candidato deve ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos. No dia da doação o candidato não pode estar em jejum, deve fazer um lanche leve, evitando alimentos gordurosos. Ele também não pode ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, nem fumar nas duas horas anteriores.

Não pode doar sangue a pessoa que estiver com gripe, resfriado ou infecção acompanhada de febre; for portadora de sífilis, malária ou doença de Chagas; for alcoolista crônica ou tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; tenha sido exposta a situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis; tenha história atual ou pregressa de uso de drogas injetáveis ilícitas; tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade; tenha realizado endoscopia há menos de 6 meses; estiver grávida, em período de até 3 meses pós parto ou amamentando.