Saúde - Quinta-feira, 04 de Novembro de 2021

Novembro azul: mutirão de exames de PSA acontece no dia 26

Ação acontece no Ginásio de Esportes

Novembro azul: mutirão de exames de PSA acontece no dia 26

Novembro é o mês dedicado aos cuidados dos homens e a prevenção do câncer de próstata. Com este objetivo a Secretaria de Saúde realizará no dia 26 de novembro, no Ginásio de Esportes, a coleta de sangue para exames gratuitos de PSA para homens acima de 40 anos. Para realizar o exame é necessário ir até a unidade de saúde mais próxima e solicitar o agendamento.

O exame de PSA – sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico - é uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

O exame de sangue de PSA é indicado pelo menos uma vez ao ano em todos os homens a partir dos 45 anos de idade, mas pode ser usado sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. O exame PSA é simples e indolor e é feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.