Saúde - Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2022

Secretaria de Saúde alerta sobre importância da vacinação contra a Covid-19

Apenas uma em cada três crianças foi levada para se vacinar até o momento. Número de faltosos para segundas e terceiras doses também preocupa autoridades municipais

Secretaria de Saúde alerta sobre importância da vacinação contra a Covid-19

Embora a vacinação contra a Covid-19 continue sendo realizada com a imunização de adultos e crianças, muitas pessoas não apareceram para atualizar a carteira de vacinação e permanecerem protegidas, especialmente dos efeitos mais graves da doença. Em Águas de Lindoia, 56 pessoas morreram desde o início da pandemia. Em 2022 foram três óbitos, sendo dois deles de pessoas que não tomaram nenhuma dose ou estavam com dose em atraso.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde apontou que em quase duas semanas de imunização disponível para crianças, apenas 33% compareceram para tomar a vacina. Do total de 1,5 mil crianças com idades entre 5 e 11 anos no município, apenas 502 foram vacinadas até esta de quarta-feira, dia 9. A média de comparecimento de crianças nesta faixa etária no Estado de São Paulo está acima de 50%.

Outro ponto destacado foi o número de faltosos para dose adicional. São mais de 4,6 mil pessoas que já deveriam ter tomado a terceira dose e que ainda não compareceram. Outras 194 pessoas que poderiam ter tomado a dose adicional da Janssen também não foram ao local de vacinação.

Já para tomar a segunda dose, o número de faltosos é menor, sendo apenas 548 pessoas – 228 da Pfizer; 186 da Coronavac/Butantan; e 134 da Fiocruz/Astrazeneca.

“É importante que todos permaneçam protegidos pela vacina, que tem comprovação científica de eficácia sem efeitos colaterais que coloquem a vida das pessoas em risco. O aumento no número de casos graves nos preocupa e pode piorar muito caso as pessoas não compareçam para se vacinar”, afirmou a responsável pela campanha no município, a enfermeira Ana Paula Sanches.

Vacinação neste sábado

Para facilitar a vida de pais e responsáveis, a Secretaria de Saúde irá estender a campanha para vacinação de crianças entre 5 a 11 anos no próximo sábado, dia 12, das 9h às 13h.

Para se vacinar é preciso realizar o cadastro no site vacinaja.sp.gov.br. No local de vacinação é obrigatório apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento e o CPF. Para as crianças que ainda não tenham CPF, pais e responsáveis deverão ir até a agência dos Correios munidos dos documentos do menor e solicitar. Os menores que não comparecerem com seus responsáveis legais devem apresentar a carta de assentimento assinada pelo responsável. O documento pode ser baixado diretamente do site da prefeitura (www.aguasdelindoia.sp.gov.br).

Vacinação infantil

Idade