.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Terça-feira, 28 de Maio de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura realiza campanhas de vacinação contra Pólio e Covid-19

População já pode procurar unidades de saúde para se vacinar


Prefeitura realiza campanhas de vacinação contra Pólio e Covid-19

Nesta semana o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que vai acontecer até o dia 14 de junho. A expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença. Em Águas de Lindoia todas as unidades de saúde estarão realizando a vacinação. O dia D acontecerá no sábado, dia 8 de junho, das 8h às 17h.

A campanha deste ano é muito importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP, a partir do segundo semestre de 2024. Todos os estados e municípios receberão as normas e diretrizes dessa alteração. 

O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC). 

Essa categorização se deu a partir do desempenho das coberturas vacinais, dos indicadores de vigilância epidemiológica das paralisias flácidas agudas (PFA) e do status de contenção laboratorial dos poliovírus, por exemplo. 

COVID

A Prefeitura também realiza vacinação contra a Covid 19 com doses da vacina Spikevax monovalente. O imunizante foi atualizado devido à necessidade de proteção para as novas variantes da doença.

Mesmo com esquema vacinal completo, e desde que a última dose tenha sido administrada há mais de três meses, a população acima de 5 anos dos grupos prioritários deve buscar uma Unidade de Saúde para realizar essa atualização.

 

E quais são esses grupos prioritários?

- pessoas com 60 anos ou mais; 

- ⁠gestantes e puérperas;

- ⁠pessoas que vivem em instituições de longa permanência;

- ⁠pessoas imunocomprometidas;

- ⁠pessoas em situação de rua;

- ⁠trabalhadores da saúde; 

- pessoas com deficiência permanente; 

- pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade;

- ⁠adolescentes cumprindo medidas socioeducativas;

- funcionários do sistema de privação de liberdade;

* ribeirinhos;

* ⁠quilombolas;

* ⁠indígenas.

 

 

ODS:

271 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.